Israel intensifica ofensiva no Líbano, questionando alegação de invasão 'limitada'; conflito já desloca um terço da população libanesa
- latorrewaldir76
- 7 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Exército incorporou mais uma divisão, a terceira, aos combates, e intensificou bombardeios em Beirute e no sul; representante da ONU alerta para impacto humanitário

O Exército de Israel confirmou um reforço no contingente envolvido na invasão terrestre do Líbano, que agora conta com três divisões atuando no sul. O anúncio põe em xeque as alegações iniciais de que a incursão seria uma “operação” localizada contra o Hezbollah, e aponta para a intensificação dos ataques aéreos e combates com o grupo xiita, com o risco de agravar ainda mais o êxodo de civis: segundo estimativas, cerca de um terço da população saiu de casa para fugir da violência, e centenas de milhares deixaram o país.
Realidades distintas: Libaneses chegam a pagar R$ 10 mil para fugir do país em iates de luxo
Guerra no Oriente Médio, 1 ano: Embaixador diz que Brasil já antevia risco de conflito sério antes de ataque do Hamas a Isra
Segundo comunicado das Forças Armadas, a 91ª Divisão, baseada no norte israelense, passou a integrar operações “localizadas” em solo libanês, sem dar mais detalhes. Os militares atuaram na guerra contra o grupo terrorista Hamas na Faixa de Gaza, e vinham participando de ações contra o Hezbollah na área de fronteira, mas dentro do território de Israel. Agora, ela se junta às 36ª e 83ª divisões, que já atuam nos combates no país árabe.
Imagens de satélite, citadas pelo jornal Guardian, mostram colunas de infantaria se movendo ao longo da fronteira com equipamentos pesados, sugerindo uma presença de longo prazo e mais ampla do que inicialmente relatado por Israel.
Guerra no Oriente Médio, 1 ano: Desastre humanitário marcará futuro da população de Gaza por décadas
Ao anunciar a incursão terrestre no Líbano, em meio a pesados bombardeios contra Beirute e o sul do país, os militares israelenses afirmaram que se tratava de uma operação pontual, voltada à destruição das capacidades de ataque do Hezbollah na fronteira. Além do uso de três divisões terrestres, foi estabelecida uma terceira zona militarfechada na região da Alta Galileia, sugerindo que ali poderá ser mais um ponto de entrada de tropas. Desde o início da invasão, 11 militares morreram, sendo que dois apenas nesta segunda-feira.
No domingo, em publicação no X, o porta-voz para a mídia árabe do Exército israelense anunciou que os moradores de 25 cidades e vilas no sul do Líbano deveriam deixar suas casas e seguir para o norte, além do rio Awali.

Em publicação no Telegram, Moriah Asraf, correspondente militar israelense, confirmou que esses são passos iniciais para a ampliação da ofensiva em solo libanês.
Comments